Dez anos depois de ser desclassificado pelo Cruzeiro na semifinal de 2009, o Grêmio volta decidir a fase que antecede a final da Libertadores contra um brasileiro, o Flamengo. Enfrentando clubes do país em eliminatórias na principal competição da Conmebol, os números são favoráveis ao Tricolor. São 70% de aproveitamento, com sete avanços nas 10 vezes que disputou mata matas contra equipes do Brasil.
Quando iniciou a disputa com um empate ou derrota, o Grêmio conseguiu obter a vaga em 57% das vezes. Nas 19 participações do Grêmio, que ocorrem desde 1982, o clube enfrentou duas vezes clubes brasileiros na semifinal com uma classificação, contra o Santos, em 2007, e uma desclassificação, dois anos depois, contra o Cruzeiro. Em 1984, o Tricolor chegou a enfrentar o Flamengo na fase anterior a final da Libertadores, mas era um triangular.
Neste ano, o Grêmio empatou no dia 2 de outubro em 1 a 1 com o Flamengo, no primeiro jogo na Arena. Para classificar, os comandados de Renato Portaluppi precisam vencer no Maracanã ou qualquer empate por 2 ou mais gols. A repetição do placar leva a decisão para os pênaltis. O 0 a 0 classifica os cariocas.
Comentários: