Na maratona de jogos do Grêmio na temporada 2019 - 67 ao longo de todo o ano - o principal destaque do ano é Everton. E não apenas pelos gols marcados pelo artilheiro de 2019, ao balançar a rede 19 vezes. O atacante do Tricolor e da Seleção Brasileira é o jogador de linha que esteve em campo por mais tempo: são 4.039 minutos nos gramados com a camisa do Grêmio.
No quesito número de jogos em campo, inclusive supera Paulo Victor: são 52 partidas do atacante contra 51 do goleiro. Em minutos em campo, no entanto, o goleiro leva vantagem, ao ter atuado por 4.620 minutos.
Ao contrário dos demais jogadores, Everton não teve o período de descanso durante a pausa para a Copa América. Isso porque, convocado pelo técnico Tite, foi titular ao longo de quase toda a competição, sendo um dos destaques da competição. Nas seis partidas, marcou três gols, com mais de 200 minutos em campo. Também atuou em seis amistosos com a amarelinha em 2019.
Um dos motivos que coloca Everton como o jogador que mais tempo esteve em campo pelo Grêmio é que, em muitas oportunidades, quando Renato Portaluppi escalou o time reserva ao longo da temporada, em meio a outras duas competições (Copa do Brasil e Libertadores), o jogador foi uma opção de segundo tempo. Das 32 partidas no Campeonato Brasileiro, o atacante esteve em campo em 25 jogos.
Em sete jogos na competição, Everton saiu do banco com a missão de tentar resolver o jogo, modificando o placar adverso da equipe reserva. Mas em apenas um deles o Grêmio venceu. Foi na virada sobre Vasco por 2 a 1, na Arena, em 13 de julho, quando entrou ainda no primeiro tempo.
Outro selecionável tanto da equipe olímpica quanto do time principal também está entre os que mais entraram em campo com a camisa do Grêmio. O volante Matheus Henrique fecha o top-3 de minutos em campo no ano, com 3.716 minutos em 43 jogos no ano.
O atleta está fora dos dois próximos jogos do Grêmio, inclusive no duelo contra o Flamengo, no domingo, na Arena, por conta dos compromissos com a Seleção Olímpica. O Tricolor entra em campo às 16h, em reencontro contra os cariocas após a eliminação na Libertadores, agora em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão.
Comentários: