BM News

Clube Esportivo encerra Gauchão 2020 com conquista de título do interior após 33 anos

Alviazul chegou até à semifinal do segundo turno e garantiu vagas na série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2021

Superação. Essa é a palavra que define uma campanha que coroou o Clube Esportivo com o título de Campeão do Interior no Campeonato Gaúcho 2020. Mesmo lamentando a eliminação para o Internacional e a possibilidade de disputar a final da Taça Francisco Novelletto Neto, o Alviazul encerra a participação na competição que marcou seu retorno à elite do futebol gaúcho com o sentimento de missão cumprida.

O título, que volta à Bento Gonçalves após um jejum de 33 anos, foi oficializado com a derrota por 4 a 0 para o time porto-alegrense neste domingo (02), no estádio Beira-Rio (confira como foi a partida abaixo). A sensação, contudo, é de ter devolvido a alegria à torcida bento-gonçalvense no primeiro ano do novo ciclo centenário do clube. “Nossa expectativa sempre foi surpreender. Fizemos isso de forma coesa, com um planejamento que vem sendo desenvolvido desde o ano passado. Isso foi possível única e exclusivamente devido à seriedade, à ética, o caráter e ao trabalho incansável de todos que estavam imbuídos de um mesmo propósito. O Clube Esportivo não somente representou Bento Gonçalves dentro das quatro linhas, mas também reforçou a prosperidade de uma cidade com gente trabalhadora”, exalta o presidente alviazul, Laudir Miguel Piccoli. 

Para o técnico Carlos Moraes, que já tem seu nome cravado na história do clube, chegar até a semifinal do segundo turno da competição e conquistar o título do interior demonstra o propósito que guiou o trabalho construído ao longo da temporada. “No início do campeonato, a nossa meta era nos mantermos na elite. Porém, com o passar do tempo, começamos a sentir que poderíamos mais, e assim foi. Sabíamos que seria difícil enfrentarmos o Inter, mas eu classifico a campanha do Esportivo como histórica, tendo em vista que éramos o time que subia da Divisão de Acesso e, hoje, temos um horizonte muito maior para o futuro do clube, com total legitimidade, pois as dificuldades foram vencidas com muito trabalho e planejamento”, avalia o treinador.      

A partida de encerramento

O jogo de despedida do Gauchão 2020 começou mostrando as dificuldades que seriam encontradas pelo Zebrão. Logo no primeiro minuto, o jogador colorado Edenilson cruzou da direita para Thiago Galhardo, que abriu o placar. Dez minutos depois, foi a vez do atacante Marcos Guilherme receber em frente chutar para ampliar o marcador. Já aos 13, Galhardo roubou a bola e tocou para Paolo Guerrero, que fez o terceiro. Aos 28, o Esportivo teve a primeira grande chance com Vinícius Bovi, que cabeceou por cima do gol colorado.

No segundo tempo, aos oito minutos, o Alviazul tentou diminuir o placar após cruzamento de João Pedro para Flávio Torres, mas o atacante chegou um pouco depois. Porém, aos 14, foi a vez de Boschilia invadir a área e fazer o quarto. O colorado Saravia ainda foi expulso, mas o placar se manteve assim: final, Internacional 4 x 0 Esportivo.

Para encarar o Internacional, o técnico Carlos Moraes escalou a seguinte equipe: Renan, Vinícius Bovi, Cleiton, Luis Eduardo (Diogo), Gullithi, Rômulo, Robert, Galiardo (Igor Bosel), João Pedro (Marcão), Gustavo Sapeka (Emerson) e Flávio Torres (Emerson).

O saldo de uma campanha emblemática

Enaltecida pelo título de Campeão do Interior, a campanha do Clube Esportivo no Campeonato Gaúcho 2020 foi uma volta triunfal para a elite do futebol estadual após cinco anos na Divisão de Acesso. Apostando na continuidade do trabalho realizado por Carlos Moraes ao longo de 2019, o Alviazul foi colecionando boas atuações na competição.

Até chegar ao seu sétimo título do interior (o último havia sido em 1987), foram 11 rodadas pela fase de grupos – além da partida válida pela semifinal do segundo turno. No total, o time acumulou cinco vitórias, quatro empates e três derrotas – com 16 gols anotados e 21 sofridos. A artilharia ficou por conta dos atacantes Gustavo Sapeka e Flávio Torres, com três gols marcados – seguido de Juninho Tardelli, com dois. Além deles, Caprini, Emerson, Galiardo, Gullithi, Xaro, João Pedro e Cleiton marcaram uma vez durante a fase de grupos. O clube também celebrou vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2021.

Com o encerramento do calendário de jogos na temporada 2020, o Clube Esportivo foca, agora, no planejamento para a próxima temporada e no fortalecimento dos projetos de ampliação das categorias de base.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também

Clube Esportivo recebe taça de Campeão do Interior 2020
03Ago

Clube Esportivo recebe taça de Campeão do Interior 2020

Troféu foi entregue pelo presidente da FGF no estádio Montanha dos Vinhedos

Clube Esportivo encerra Gauchão 2020 com conquista de título do interior após 33 anos
03Ago

Clube Esportivo encerra Gauchão 2020 com conquista de título do interior após 33 anos

Alviazul chegou até à semifinal do segundo turno e garantiu vagas na série D do Campeonato Brasileiro e Copa do...

Esportivo vence de virada o Juventude em Caxias e conquista título do interior
03Ago

Esportivo vence de virada o Juventude em Caxias e conquista título do interior

Vagas na semifinal do segundo turno, Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil também foram garantidas

Esportivo conquista ponto importante diante do Internacional
03Ago

Esportivo conquista ponto importante diante do Internacional

Partida realizada no estádio Montanha dos Vinhedos mantém invencibilidade alviazul em Bento Gonçalves no Gauchão...

Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )