BM News Brasil - Notícia e informação à sua disposição!

Terça-feira, 21 de Abril de 2026
Bento
Bento

Notícias Saúde

Sobe para 14 o número de casos de varíola do macaco confirmados no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, os três novos casos notificados são de pessoas sem histórico de viagem recente

Sobe para 14 o número de casos de varíola do macaco confirmados no Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, mais três casos de varíola do macaco confirmados no Brasil, sendo que nenhum deles é de pessoas com histórico de viagem a países onde há surto da doença. Com as novas notificações, o país soma 14 pessoas infectadas com o vírus. Em nota, a pasta informou que os casos recentes são de três pacientes do sexo masculino, residentes no município de São Paulo, com idades entre 24 e 37 anos.

“Os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão. Os pacientes estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município”, diz o comunicado à imprensa.

Um jovem de 25 anos, morador de Maricá (RJ), foi o primeiro caso no país de alguém que não fez viagem internacional recente. Segundo informações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgadas no domingo, o homem afirmou, no entanto, que teve contato com estrangeiros.

Leia Também:

Os casos confirmados de varíola do macaco estão em São Paulo (10), Rio Grande do Sul (2) e Rio de Janeiro (2). A doença, que é endêmica em alguns países da África, tem se espalhado pelo mundo em um surto inédito com mais de 3.200 casos confirmados fora do continente africano. Nesta quinta-feira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) pediu vigilância e transparência dos países frente ao cenário que envolve a varíola do macaco.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )