A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), deu início às atividades do Projeto Fisioterapia em Movimento. A iniciativa tem como objetivo reduzir a fila de espera para atendimentos fisioterapêuticos, levando os serviços diretamente às comunidades por meio de um modelo itinerante.
Neste ano, o projeto expandiu sua atuação, atendendo duas especialidades:
Fisioterapia Motora: com atividades nos bairros Eucaliptos, Jardim Glória, Vila Nova, Aparecida e Licorsul.
Fisioterapia Geriátrica, realizada nos bairros Municipal, Barracão e Centro.
A cada dois meses e meio, os atendimentos serão realocados para novos bairros, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao serviço sem precisar se deslocar para unidades de saúde distantes. Nesta primeira etapa, 150 pacientes que estavam na fila de espera serão contemplados. A expectativa é que, até o final do ano, cerca de 800 pessoas sejam beneficiadas pelo projeto.
Em 2025, o projeto é realizado em parceria com o estágio curricular de Nutrição da UCS – Bento Gonçalves. Com isso, os atendimentos realizados no bairro Centro contarão também com a presença de estagiários e profissionais da área da Nutrição.
“Essa é uma forma de ampliar a oferta em saúde para a população e garantir bem-estar. Nos comprometemos perante a população a facilitar o acesso e a promover a educação em saúde desde o início do projeto, no final de 2024. A experiência no ano passado foi muito positiva, o que nos motivou a estudar novas possibilidades e ampliar o atendimento para mais bairros neste ano”, destaca a coordenadora de Fisioterapia, Débora Bettú Grigolo.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo atendimento de qualidade e promovendo o bem-estar da população de Bento Gonçalves.
Comentários: