BM News - Notícia e informação à sua disposição!

Sabado, 27 de Junho de 2026
Bento
Bento

Notícias Curiosidades

Prédios iluminados no Rio Grande do Sul destacam a importância da doação de sangue

Assim como outros prédios, Palácio Piratini ficou iluminado para marcar a data que destaca a importância da doação de sangue

Prédios iluminados no Rio Grande do Sul destacam a importância da doação de sangue
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para lembrar o Junho Vermelho, mês destinado à campanha de doação de sangue e em homenagem aos doadores, o Hemorgs (Hemocentro do Rio Grande do Sul) realiza uma ação em parceria com diversas instituições públicas e privadas de iluminação cênica em prédios.

Na noite de segunda-feira (14), o Palácio Piratini ficou iluminado para lembrar a importância da data. Dentro da ação, há publicações nas redes sociais da SES (Secretaria da Saúde) com o slogan “A doação de sangue salva vidas. Mesmo com a pandemia, doe sangue”. De acordo com a coordenadora de captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa, o mês de junho é um período de alerta e chamamento de doadores. A data de 14 de junho foi instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Conforme Gesiane, a campanha serve também para reforçar a necessidade da doação na época de baixas temperaturas no Estado. “Com o coronavírus, os estoques de todos os tipos sanguíneos, principalmente O- e O+, estão em baixa, e como não há substituto para o sangue, a população precisa colaborar de forma segura, se dirigindo ao Hemocentro para doação”.

Leia Também:

Desde o início da pandemia, a equipe do Hemocentro segue todas as orientações da OMS para funcionar com segurança e normalidade. Os doadores são recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento. Também está disponibilizado o agendamento prévio de horários pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo Whatsapp (51) 98405-4260.

A ação busca reforçar que, mesmo em um cenário de pandemia do coronavírus, a doação de sangue é realizada de forma rápida e segura e segue indispensável para que muitas vidas sejam salvas.

A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes ou pessoas em outras situações clínicas.

O QUE É PRECISO PARA DOAR

• Estar em boas condições de saúde.
• Apresentar documento oficial de identidade com foto.
• Ter entre 16 e 69 anos. Candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal.
• Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas.
• O limite de idade para a primeira doação é 60 anos.
• Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa.
• Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação.
• Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
• Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

• Gripe ou febre.
• Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses.
• Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana.
• Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses.
• Exposição à situação de risco para HIV (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).
• Herpes labial

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )