Quem chega a Bento Gonçalves é recebido pela Pipa Pórtico, um dos principais cartões-postais da cidade. O monumento, que em 2025 completou 50 anos de história, simboliza a tradição vitivinícola e a cultura local.
Nesta segunda-feira (27), foi dado mais um passo para a revitalização do espaço. O prefeito em exercício, Anderson Zanella, assinou a ordem de início das obras de manutenção da estrutura. Os serviços incluem limpeza, recuperação do concreto, tratamento das armaduras, recomposição das áreas deterioradas, aplicação de pintura com hidrofugante e reinstalação do sistema elétrico.
O investimento é de R$ 425.000,00, com recursos provenientes de emenda parlamentar.
Na última semana, também teve início a substituição da iluminação do entorno por luminárias de LED. Ao todo, cerca de 70 lâmpadas serão trocadas, proporcionando mais eficiência energética e valorização do monumento.
O prefeito em exercício destacou a importância da intervenção. “É um dos nossos mais importantes símbolos, cartão postal da cidade. As obras vão revitalizar este importante e valorizar este atrativo turístico”, afirmou.
Também participaram da visita ao local o secretário de Governo, Carlos Quadros, o secretário de Turismo, Henrique Nuncio e adjunta Natália Madalosso, o secretário de Mobilidade Urbana, Diego Salini, diretora do Segh Márcia Ferronatto, José Oro, que presidia a CDL na época da articulação para construção da Pipa e representando a Associação Caminhos de Pedra, Vanessa Cantelli.
As obras iniciam nos próximos dias, e em alguns momentos será necessário bloqueio do trânsito no local.
Comentários: