BM News - Notícia e informação à sua disposição!

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2026
Bento
Bento

Notícias Policial

Governo gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para operações de segurança em Brasília

A segurança pública do Distrito Federal está sob intervenção do governo brasileiro

Governo gaúcho enviará mais de 70 brigadianos da Tropa de Choque para operações de segurança em Brasília
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Após reunião de emergência com secretários estaduais e comandantes das forças policiais, o governador gaúcho Eduardo Leite informou que a Brigada Militar (BM) disponibilizará 73 policiais da Tropa de Choque para operações em Brasília. A segurança pública do Distrito Federal está sob intervenção do governo brasileiro após os ataques de manifestantes radicais a prédios dos Três Poderes neste domingo (8).

A medida foi acertada com Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Sila, a fim de viabilizar o transporte dos agentes pela Força Aérea Brasileira. Outros Estados já estão adotando a mesma iniciativa para apertar o cerco a atos terroristas contra o sistema.

Leite se pronunciou por meio de transmissão ao vivo no canal do Palácio Piratini no site de vídeos youtube.com. Ele também detalhou as medidas tomadas para prevenir a repetição de atos desse tipo no Rio Grande do Sul e manifestou repúdio à baderna protagonizada pelos extremistas na capital federal:

Leia Também:

“Esse é um dia que nos entristece e nos deixa absolutamente indignados pelos atos antidemocráticos e de caráter golpista na capital federal. São atos que atacam as instituições que representam a democracia brasileira e precisam ser repudiados”.

O político tucano reforçou que a BM continua monitorando as manifestações no Estado e está preparada para reprimir atos contra a ordem constitucional: “Temos as nossas forças de segurança de prontidão para agir de forma enérgica, firme e imediata diante de qualquer crime contra a democracia”.

Ao longo do dia, os pontos de maior atenção e concentração de manifestantes foram a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (Região Metropolitana), e as proximidades da sede do Comando Militar do Sul (CMS), no Centro Histórico de Porto Alegre, ocupadas desde o início de novembro por bolsonaristas inconformados com o resultado da eleição presidencial legítima.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )