BM News Brasil - Notícia e informação à sua disposição!

Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
Bento
Bento

Notícias Política

Em Bento, Gabriel Souza destaca ações para tornar o RS mais resiliente ao clima

Vice-governador apresentou ainda medidas para o desenvolvimento

Em Bento, Gabriel Souza destaca ações para tornar o RS mais resiliente ao clima
Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O vice-governador Gabriel Souza destacou as ações do governo do Estado visando à resiliência climática do Rio Grande do Sul e ao desenvolvimento da Serra, em painel promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O objetivo do encontro foi promover o diálogo e aproximar as estratégias do Estado às demandas da região.  

Gabriel destacou que, por meio do Plano Rio Grande, o governo vem promovendo ações estratégicas para tornar o Rio Grande do Sul mais resiliente às mudanças climáticas e aos eventos extremos. "O plano tem focado na reconstrução da infraestrutura e na ampliação da capacidade de previsão e resposta a eventos climáticos, além de tratar de obras estruturais de resiliência. Já são mais de R$ 8,3 bilhões investidos, e nossa previsão é chegar a mais de R$ 14 bilhões", ressaltou o vice-governador, que preside o Conselho do Plano Rio Grande.  

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro. 

Leia Também:

Sobre as chuvas recentes, Gabriel reforçou que o governo está conseguindo dar uma resposta melhor graças aos investimentos e às ações. Dentre eles, estão a aquisição de novos radares meteorológicos e estações hidrometeorológicas; o reforço do quadro da Defesa Civil, com mais profissionais militares; e a atuação descentralizada, com gabinetes de crise que promovem ações de prevenção e proteção à população.  

"Tais medidas permitem análises preditivas mais eficientes, contribuindo para uma resposta rápida e eficaz às situações de emergência. São iniciativas que se somam ao nosso esforço de preparar o Rio Grande do Sul para enfrentar, com maior segurança, eventos climáticos que, infelizmente, vêm se tornando mais frequentes", disse o vice-governador.

Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, Gabriel detalhou os principais investimentos que o governo tem realizado no município e na Serra. Foram destacados os aportes no programa Pavimenta, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com mais de R$ 44 milhões destinados à pavimentação em municípios da região; e a recuperação de rodovias, com um investimento de R$ 729,2 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).  

Na segurança pública, foram investidos mais de R$ 335,2 milhões em municípios da Serra entre 2021 e 2024, os quais permitiram, por exemplo, a aquisição de viaturas e obras de infraestrutura. Na saúde, a região recebeu mais de R$ 67 milhões no mesmo período, beneficiando programas como Hospitais Avançar, Rede Bem Cuidar e Farmácia Cuidar+.

Com o programa Assistir, o Hospital Tacchini recebeu um aumento de mais de 70% no repasse para custeio – que são recursos para garantir a manutenção diária do hospital (facilitando a compra de equipamentos), a implementação de novas estruturas (como a Unidade de Terapia Intensiva pediátrica), e o asseguramento de recursos permanentes para o atendimento aos pacientes.

"São conquistas que refletem o zelo com a responsabilidade fiscal do Estado – que, ao manter suas contas equilibradas, viabiliza investimentos essenciais na saúde e em outras áreas prioritárias. Sem controle das contas públicas, não há como cuidar das pessoas”, afirmou Gabriel.  

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )